sexta-feira, outubro 09, 2009

Exemplos de governantes e lideres...

Hoje queimam-se os últimos cartuchos de uma campanha eleitoral que começou à mais de um mês... para não dizer à meses com as eleições europeias...!!!
Acredito que muita gente diga: "Uffff! finalmente...!!!"
De facto a vida política, há muito tempo que deixou de cativar e prender a opinião publica, o que é uma pena.
Mas li num jornal de hoje que no dia 9 de Outubro de 1261 nascia o nosso Rei D. Dinis e no mesmo dia mas no ano de 1967 era executado Ernesto Guevara de la Serna "Che Guevara". Dois homens que viveram em épocas completamente distintas, no entanto as suas visões e feitos marcaram as suas vidas.
Dom Dinis demarcou-se dos seus antecessores por ter uma visão prospera para o seu reino, resolveu conflitos antigos com a Igreja e acordou a paz com Castela, depois estimulou a agricultura, com o pinhal de Leiria projectou a futura expansão marítima portuguesa e investiu na cultura das suas gentes com a construção da Universidade de Coimbra ainda hoje uma das mais conceituadas faculdades na Europa e porque não no mundo...
Che Guevara, um dos mais conhecidos revolucionários comunistas, nasceu na Argentina na sua juventude viu-se no dever de ir trabalhar para ajudar a sua família, que com a II Guerra Mundial, começou a passar privações e a perder património, no entanto Che nunca de desviou do seus interesses mais pessoais, tirar o curso de medicina. Antes mesmo de terminar o curso, Che Guevara, já tinha iniciado a sua vida política através das lutas estudantis contra o governo argentino, depois parte com um amigo numa viagem pela América Latina, onde contacta com a miséria e injustiças políticas que proliferava por todo o continente.
Ao regressar à Argentina, decide envergar pela carreira política, no entanto termina primeiro o curso de medicina...
Mal ou bem todos nós conhecemos um pouco deste homem, que passou pela a America Latina, incentivando o povo a gritarem os seus direitos, por isso foi detestado pelos poderosos e condenado à morte como sendo um criminoso.
No entanto o que tinha "plantado" com tanto sangue e suor não morreu, pelo contrário. Ainda hoje este homem é lembrado e por muitos idolatrado.
Agora quantos dos nossos políticos, actuais, serão lembrados daqui a 20, 30, 100 ou 500 anos por causas construtivas, sociais e empreendedoras ?!?!?!
Um abraço
Humberto

Sem comentários: