segunda-feira, março 20, 2017

Dia(s) do Pai...

Ninguém é pai, sem antes ter sido filho; e ninguém é filho se não tiver a quem chamar pai...

Festejámos o dia do Pai, no dia em que a Igreja, solenemente, celebra São José, Esposo da Virgem Santa Maria. Ou seja, quis Portugal lembrar que somos filhos e somos pais, no dia deste grande Santo que não só foi protector de Maria e Jesus, como é também Patrono e Protector de toda a Igreja Universal. 

Então à imagem de São José, cabe ao pai a protecção e o zelo da sua família, sobretudo dos seus filhos. Nesse sentido escreve o Papa Francisco que "a missão de são José é sem dúvida única e irrepetível, porque Jesus é absolutamente único. E todavia, protegendo Jesus, educando-o a crescer em idade, sabedoria e graça, ele constitui um modelo para cada educador, em especial para cada pai."

Não só no dia do Pai, mas todos os dias, penso nesta grande missão que Deus me confiou, a de ser Pai e sobretudo educador. Uma missão que não celebro e lembro anualmente, mas todos os dias independentemente dos sucessos e retrocessos, que vou observando em mim, na minha esposa e em cada um dos nossos filhos... a minha celebração diária é sobretudo pela minha presença, alegrando-me com os sucessos, corrigindo as falhas e apoiando e levantando nas quedas... 

Se hoje sou pai, é porque também sou filho e também fui criança com as mesmas vitórias e "derrotas" dos meus filhos, Felizmente tive também, sempre, alguém que estava presente nos momentos importantes e mais vulgares, com as palavras e gestos certos. E tudo aquilo que me foi transmitido no meu crescimento através da sabedoria dos pais e avós, hoje procuro eu transmiti-los aos meus filhos!

Esta é uma missão dinâmica, que diariamente se renova e transforma, ao mesmo tempo que os filhos também crescem de dia para dia, e que o Sol nasce todas as manhãs anunciando um novo dia com tudo por descobrir... por tudo isto requer de mim, enquanto pai, um esforço e empenho redobrado. De facto nem todos os dias são fáceis... e há dias e horas muito complicadas... mas as alegrias de ser pai com os sorrisos, mimos e abraços dos filhos superam todos esses momentos "chatos"...

Peço a São José e a sua esposa Virgem Santa Maria, que intercedam por todos os pais junto do seu filho Jesus Cristo, para que este, nos conceda e continue a fortalecer com os dons do Espírito Santo - Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e temor de Deus - para melhor realizarmos as nossas Missões de pais... de filhos... e também de esposos...

Sem comentários: