sexta-feira, julho 14, 2006

Olha à bolinha… quentinha!!!


Estamos em pleno Verão, os dias estão maiores, o sol parece mais brilhante, o calor é abrasador, os termómetros passam os 35 graus e a água da praia convida a uns refrescantes e agradáveis mergulhos…
Há dias estava eu deitado e a destilar debaixo do chapéu-de-sol, numa praia do barlavento algarvio, quando ao longe ouvi alguém a gritar algo que não conseguia perceber no entanto e como é costume devia ser o homem dos gelados… «Aí vem o homem dos gelados!... Calha mesmo bem, com este calor…!» pensei eu, já o meu pensamento se deliciava com o refrescante gelado, quando reparo que em vez da tradicional arca de gelados e do tradicional «Olh’ó gelado!... fresquinho!», agora é um inovador cesto de verga com bolas de berlim (mas sem recheio) e « olh’á bolinha!... quentinha!».
Acham isto normal?!? Eu acho um absurdo, vejam se conseguem visualizar a cena, 11.00 da manhã, um sol abrasador, 33 graus à sombra, a água que tinha levado para a praia às 9.30 da manhã tinha ficado ao sol, apesar de ter refrescado o corpo com a água do mar, era impossível beber a água salgada… enfim tudo estava bem se não fosse a secura, surge um individuo de t-shirt branca e algo na volta do braço ao longe «Finalmente um gelado!», quando ele se aproxima, levanta a tampa do cesto e tira um bola cheia de óleo e açúcar para dar a uma criança, fiquei desolado e transtornado a imaginar-me de boca seca a mastigar um bolo de massa seca, quente (não do forno mas sim do calor), oleoso, cheio de açúcar… e pior sem nada para beber!!!! Agora vejam isto a duplicar ou a triplicar… sim porque não é só um a vender… resumindo isto é como os gelados mas em vez de serem gelados fresquinhos, são bolinhas quentinhas…

Sem comentários: